Como Fazemos

    Planejamento Estratégico

    Muitos executivos veem os processos de estratégia como mais burocráticos do que criteriosos. Os executivos enfrentam o desafio fundamental de traduzir a visão estratégica em planos corporativos acionáveis.

    Temos vasta experiência em ajudar clientes a rever, redesenhar e afinar suas abordagens de planejamento. Nossas recomendações são baseadas nos mesmos princípios fundamentais, adaptados para cada cliente.

    Etapas Típicas:

    1. Definição e Mapeamento das Diretrizes Estratégicas

    Identificação clara dos objetivos e direcionamentos estratégicos da organização

    2. Desdobramento em Metas e Projetos

    Transformação das diretrizes em metas tangíveis e projetos executáveis

    3. Sistema de Controle Gerencial

    Cadastramento das metas com métricas e regras em sistemas de gestão

    4. Metodologia de Acompanhamento

    Definição de processos de gestão, frequência de reuniões e remuneração por resultados

    Design Organizacional

    A estrutura de uma empresa determina sua capacidade de executar estratégia e adaptar-se rapidamente às mudanças. Conhecemos a essência de uma organização – pessoas trabalhando colaborativamente.

    Abordamos o desempenho organizacional e o envolvimento dos funcionários simultaneamente. Resolvemos ativamente a complexidade, evitando burocracia e desalinhamento da ação.

    Etapas Típicas:

    • Diagnóstico organizacional completo
    • Entendimento profundo da estratégia da empresa
    • Definição de estrutura, produtos/serviços e responsabilidades
    • Mapeamento de capacidades e habilidades necessárias
    • Alinhamento com macroprocessos e sistema de recompensas
    • Elaboração do plano de implementação

    Planejamento Financeiro

    O Planejamento Financeiro tem como objetivo evitar ou resolver problemas financeiros e otimizar os recursos necessários a uma empresa.

    Principais objetivos:

    • Otimizar a utilização do capital de giro
    • Aplicação mais eficiente de recursos
    • Melhoria dos resultados e retorno aos acionistas
    Planejamento Financeiro

    Gestão Financeira e Relatórios

    Os diretores financeiros (CFOs) enfrentam demandas cada vez mais complexas: oferecendo transparência na informação externa, levando à criação de valor e facilitando decisões estratégicas.

    Para cumprir com êxito essas demandas, os CFOs precisam criar uma função financeira "de classe mundial" que alinhe as estratégias empresariais, financeiras e dos investidores.

    Nosso trabalho com os clientes é baseado em nosso conhecimento e experiência em projetos e gestão em muitas empresas de diversos portes. Desenvolvemos soluções sob medida que geram valor duradouro.

    Gestão de Processos

    Processos de negócios são a espinha dorsal de qualquer empresa. Processos bons são caracterizados por uma combinação otimizada de funcionários e TI, sem comprometer requisitos regulamentares.

    Um dos principais desafios é adaptar continuamente essa interação às novas condições. A gestão estratégica de processos operacionaliza diretrizes estratégicas para adaptar a arquitetura global de uma empresa.

    Auxiliamos organizações a institucionalizar o ajuste contínuo de seus processos de negócios, desenvolvendo e implantando os blocos de construção essenciais para garantir a agilidade.

    Turnaround

    Empresas em dificuldades financeiras enfrentam desafios únicos. Devem garantir a sobrevivência a curto prazo enquanto se preparam para o sucesso a longo prazo.

    Nossa abordagem de turnaround concentra-se nas mais importantes alavancas operacionais, estratégicas, organizacionais e financeiras, para garantir uma recuperação completa.

    Principais áreas de atendimento:

    • Diagnóstico de estresse e identificação de fontes de problemas financeiros
    • Planejamento do Turnaround com análise abrangente da indústria
    • Programas operacionais de redução de custos
    • Gestão coordenada de todas as partes envolvidas na reestruturação

    Governança Corporativa

    A implementação de um conjunto eficiente de mecanismos, costumes, políticas e relacionamentos que envolvem acionistas/cotistas, conselho de administração, diretorias e funcionários.

    A boa Governança proporciona aos proprietários a gestão estratégica de sua empresa e a monitoração da direção executiva. As principais ferramentas incluem o conselho de administração, auditoria independente e conselho fiscal.

    Este trabalho foca em organizações que desejam atrair potenciais investidores, obter capitalização no mercado financeiro e profissionalizar seu processo de gestão, trazendo transparência e proteção ao patrimônio.